Prevenção

      

 

sábado, 26 de novembro de 2005

Home
A Mama
Tipos de Câncer
Fatores de Risco
Prevenção
Diagnostico
Tratamento
Reconstrução da Mama
Fotos de Cirurgias
Acompanhamento Médico

 

   O Auto-exame de Mama

     O auto-exame consiste em incentivar a mulher a examinar suas próprias mamas de modo sistemático e metódico, a fim de que ela descubra nódulos mais precocemente. Isso se baseia na constatação prática de que 80 a 90% dos tumores são detectados pela própria paciente. Por que, então, não estimulá-la a fazê-lo mais cedo? Suas vantagens são a simplicidade, o custo zero e a possibilidade de ser feito a qualquer momento. As desvantagens são a baixa sensibilidade, o temor que as pacientes têm de encontrar alguma coisa e a incerteza na interpretação dos achados, o que pode levar a cancerofobia. Tais inconvenientes fazem com que o índice de adesão seja apenas de 20%. Embora estudos recentes não comprovem a redução da mortalidade por meio do auto-exame, defendemos a idéia de que ele pode aumentar o número de cirurgias conservadoras pela descoberta de lesões menores. Esse fato tem muita importância em um país como o Brasil, em que, aproximadamente, 50% dos casos de câncer de mama vêm à consulta em estágios avançados.

      A técnica do auto-exame é simples e segue os mesmos passos do exame clínico (inspeção e palpação). Acreditamos que o momento mais natural e descomplicado de executá-lo é durante o banho, de tal forma a ser incorporado como um hábito de saúde. A periodicidade é mensal, nos 10 dias que se seguem à menstruação. As menopáusicas estabelecem um dia qualquer do mês para memorização.

Prevenção Cirúrgica ou Cirurgia Redutora de Risco

 

 

O que podemos oferecer as mulheres de alto risco para Câncer de Mama

Capacidade de diagnóstico dos tumores conforme o tamanho

Cirurgia de Substituição Glandular quando é removido o tecido glandular e substituido por uma prótese de silicone.

Com este procedimento cirúrgico é possível reduzir a chance de ocorrer o Câncer de Mama em mais de 90% das vezes.

 

     

Home | Curriculum Vitae | Consultório | Câncer de Mama | Recomendações à Paciente | Links | Dúvidas e Sugestões | Contato  

© Copyright 2005 Jorge Villanova Biazús - Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado em resolução 1024 x 768